Processos de Esterilização

1) Vapor Saturado/Autoclave
  • Os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor.

 

2) Calor Seco/Estufa
  • Os materiais de metal, depois de lavados, devem ser colocados em estojos de alumínio ou aço inosidável, tipo marmita; ou em envelopes próprios para esterilização em estufa;
  • A temperatura para garantir a esterilização é de 170°C por 1 hora ou 160° por 2 horas.
  • O tempo para esterilização deve ser contado a partir do momento em que o termômetro longo do bulbo (mercúrio) atingir a temperatura programada no termostato (botão do equipamento).
  • Não pode ser aberta durante a esterilização. Quando isso ocorre, o processo de esterilização é interrompido. A temperatura e o tempo devem ser zerados, ou seja, o processo deve ser reiniciado.

 

  1. Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterilizados devem ser guardados em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização, sendo esta válida por 7 dias sem a utilização dos instrumentos.
  2. Leia com atenção o manual técnico de seu equipamento e siga corretamente as instruções do fabricante. Guarde o manual em local de fácil acesso para que possa ser consultado sempre que necessário.
  3. Fornos elétricos ou equipamentos com lâmpada ultravioleta não esterilizam os materiais de metal.